Em meio às críticas de que não é possível ensinar e aprender
inglês nas escolas públicas brasileiras, professores vencem as dificuldades e
exibem exemplos de projetos criativos e bem-sucedidos. Antenados na
familiaridade dos alunos com as tecnologias de comunicação, muitos desses
educadores procuram tornar as aulas mais modernas e dinâmicas e vão além da
leitura e das regras de gramática para permitir a interatividade e o
desenvolvimento da habilidade da conversação.
No interior do Rio Grande Sul, em Campo Bom, cidade de 60 mil
habitantes, colonizada por alemães, a professora Marilene Bauer usa a internet
e as ferramentas de produção textual no computador para motivar os alunos do
nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas a escrever
notícias em inglês. Orientados a responder as cinco perguntas básicas de um
texto jornalístico (who, what, when, where and why — quem, o quê, quando, onde
e por que), os alunos transformaram a sala de aula em uma pequena redação e
decidiram criar um site para postar as produções textuais, o PV News.
O sucesso do projeto levou Marilene a integrar o grupo de 22
professores selecionados para a edição de 2014 do prêmio Educadores
Especialistas da América Latina. Três desses docentes foram escolhidos para
representar o Brasil em fórum internacional de educadores que inovam na sala de
aula com recursos tecnológicos, realizado em abril último, em Redmond, Estados
Unidos. Marilene embarcou para divulgar o site de notícias em inglês criado
pelos alunos.
Fonte: Portal MEC
Que bom as escolas públicas tomarem esta iniciativa, porque até um tempo atrás aprender inglês em escolas públicas era impossível. O enfoque era total em regras gramaticas e os conceitos básicos de conversação não eram trabalhados.
ResponderExcluir