Educação infantil |
A Escola Municipal de Educação
Infantil Dona Leopoldina trata os alunos de 4 e 5 anos de uma forma diferente
da tradicional: conta com suas opiniões na construção diária do ambiente
escolar. Em 2012, houve a troca da direção. Foi quando as crianças passaram a
participar de decisões que os envolviam diretamente, como por exemplo a hora do
sono: professores e pais julgavam necessária, mas os alunos, não. Depois de
muita conversa, os estudantes não precisam mais dormir na escola.
Esse engajamento dos pequenos acontece
da seguinte forma: uma vez por mês, todos os alunos reúnem-se em uma assembleia
com os professores para levantamento de questões. Em sala, as crianças discutem
com os colegas soluções para os problemas apontados. Depois, um menino e uma
menina representarão a classe em uma reunião com a direção, apresentando
alternativas a problemas e reivindicações, como a criação de uma “arquibancada”
feita de tocos de árvore para que todos pudessem acompanhar as partidas de
futebol.
Com essas medidas, a direção da
escola acredita na criação do senso de responsabilidade nas crianças, uma vez
que elas sentem a necessidade manter o ambiente de acordo com suas
preferências, argumentando e dialogando com pais e professores.
Fonte : Porvir.org
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