Aconteceu na tarde de
terça-feira, 05 de maio, na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional a
reunião do Comitê Gestor do Programa LICENCIAR 2015, sob
a Coordenação Geral da Profª. Drª Gláucia da Silva Brito (Coordenadora de
Políticas de Formação do Professor - COPEFOR).
Na reunião foram aprovadas
23 propostas de continuidade e 20 propostas novas para serem executadas pelo
Programa Licenciar nos diversos cursos de Licenciatura da UFPR. A qualidade,
variedade de temas e abrangência das propostas aprovadas demonstra a vitalidade
do Programa Licenciar, que desde 1996 contribui para a formação diferenciada
dos licenciandos em ações integradas com os cursos de licenciatura e rede
pública de ensino.
A reunião contou com
a presença dos membros do comitê Profª. Elaine de Cácia Lima Frick (Setor de
Ciências da Terra), Profª Satomi Oishi Azuma
(Setor de Ciências Humanas), Profª. Ana Lucia Silva Ratto (Setor de Educação),
Profª Neila Tonin Agranionih, (Setor de Educação), Profª Elisangela Campos
(Setor de Ciências Exatas), Profª. Rosane Cardoso de Araujo (Setor de Artes,
Comunicação e Design), Profª Aleksandra Marcela Piasecka-Till (Setor de
Ciências Humanas), pedagoga Ana Paula Padua Pires de Castro (PROGRAD), pedagoga
Marilene Reimer (PROGRAD), Secretária Executiva Rafaela Pauluk (PROGRAD) e
através de vídeo conferência a participação da Profª Hercília Alves Pereira de
Carvalho (Campus Jandaia) e do Prof. Carlos Roberto Beleti Junior (Campus
Jandaia).
PROJETOS
APROVADOS NO EDITAL 2015
Projeto
|
Coordenação
|
Deixe-me
pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da geometria na disciplina de
matemática nas escolas da rede pública
|
Adriana
Augusta Benigno dos Santos Luz
|
Redimensionando
a Prática de Ensino de Língua Estrangeira Moderna: Polonês
|
Aleksandra
Marcela Piasecka-Till
|
Mutirão
da Memória: a história e a cultura afro-brasileira nas escolas do Litoral do
Paraná
|
Ana
Josefina Ferrari
|
Como
funciona?
|
Arthur William de Brito Bergold
|
Desvendando
o Laboratório de Física
|
Camila
Tonezer
|
Por
dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de
computadores
|
Carlos
Beleti Junior
|
Astronomia:
da universidade à escola
|
Christiano
Nogueira
|
Revisão
Crítica da Formação à Atuação do Educador na Leitura de Imagens: o que se
propõe e o que se faz no ensino de artes visuais
|
Consuelo
Alcioni Borba Duarte Schlichta
|
Expedições
Geográficas
|
Elaine
de Cacia de Lima Frick
|
A
Formação Extra-curricular através das Exposições Temáticas e do Teatro
Científico
|
Emerson
Joukoski
|
Recursos
Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia
|
Flavia
Sant'anna Rios
|
A
Resolução de Problemas nas Aulas de Química, Física e Matemática no Ensino
Médio
|
Gabriela
Kaiana Ferreira
|
A culpa
não é só da física
|
Geocris
Rodrigues dos Santos
|
A
Experimentação em Química no Auxílio às Aulas em Colégios Estaduais na Região
de Pontal do Paraná
|
Guilherme
Sippel Machado
|
Exploração
de Abordagens de ensino-aprendizagem de Computação na Educação Básica
|
Helio
Henrique Lopes Costa Monte-Alto
|
Formação
de Professores em Educação Física: metodologias de ensino críticas e
transformadoras em uma escola pública de curitiba/pr
|
Herrmann
Vinícius de Oliveira Muller
|
Elaboração
de Materiais Didáticos e de Multimídia para o Ensino de Química Experimental
|
Isac
George Rosset
|
As
pesquisas em Ensino e a Formação do licenciando: enfoque em Ciências Físicas
e Biológicas
|
Ivanilda
Higa
|
Uso de
software Livre como ferramenta auxiliar nas atividades de ensino pela
Licenciatura em Computação do Setor Palotina da UFPR
|
Jéfer
Benedett Dörr
|
Políticas
e Práticas Educacionais Inclusivas na Universidade: em foco os alunos com
Necessidades Educacionais Especiais
|
Laura
Ceretta Moreira
|
A
Pesquisa em ensino de Química e sua Relação com a Prática Docente
|
Leonir
Lorenzetti
|
O
Ensino de Artes para Alunos com
Necessidades Especiais
|
Luciana
Monteiro do Nascimento
|
Feira
de Ciências: espaço dialógico de saberes
|
Luiz
Everson da Silva
|
Práticas
Pedagógicas em Educação Física Escolar: memórias, experiências formativas e
vivências no contexto escolar
|
Marcelo
Silva da Silva
|
Revitalizando
espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas.
|
Marcelo
Valério
|
Pesquisa
da Viabilidade de Aplicação e Uso de Softwares Livres para Gestão em
Instituições Públicas de Ensino
|
Marcos
Antonio Schreiner
|
Thundera:
a utilização de Jogos Eletrônicos no Ensino Fundamental de portadores de
Deficiência Visual
|
Marcos
Vinicius Oliveira de Assis
|
Uma
proposta diferenciada de ensino de francês
|
Nathalie
Dessarte
|
Escritas
Numéricas na Educação Infantil
|
Neila
Tonin Agranionih
|
Interculturalidade
nas escolas: o italiano como língua e cultura estrangeira na rede pública de
ensino
|
Paula
Garcia de Freitas
|
Oficinas
de Materiais pedgógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para
deficientes visuais
|
Rita de
Cassia dos Anjos
|
Pesquisa
e Uso de Plataformas Livres de Ensino a Distância para o Apoio ao Ensino
Superior
|
Roberta
Chiesa Bartelmebs
|
Laboratório
Móvel de Educação Científica da UFPR
|
Rodrigo
Arantes Reis
|
Elaboração
de Aulas Práticas de Química para o Ensino Médio
|
Rodrigo
Sequinel
|
Aprender
com Mobilidade: uma oficina de criação de objetos de aprendizagem para
dispositivos móveis no ambiente escolar
|
Rogério
Ferreira da Silva
|
Sem
fronteiras: ações pedagógicas na educação física para idosos
|
Rosecler
Vendruscolo
|
Desenvolvimento
de processos e materiais didáticos virtuais para a aplicação no ensino
fundamental e médio em escolas do PROUCA
|
Ruth
Janice Guse Schadeck
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário