quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Rede Latino-americana de Estudos Epistemológicos em Política Educativa realizou uma seleção de leituras da Biblioteca Temática




Red Latinoamericana de estudios epistemológicos en Política Educativa realizou uma seleção de leituras da Biblioteca Temática sobre vários eixos temáticos e centros de pesquisa para os interessados em aprender e aprofundar os estudos e o sentido da ReLePe, confira a lista:


1-Eje Temático: Problemáticas y limitaciones en el desarrollo investigativo en Política Educativa
  • Bello, I. M.; Jacomini, M. A.; Minhoto, M. A. P. (2014). Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369-393, jul./dez. (Dossiê: Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional).Ir a enlace
  • Oliveira, G. A. de (2013). Pesquisas em políticas educacionais: considerações sobre questões epistemológicas e metodológicas. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 76-86. Ir a enlace

2-Eje Temático: Debates, enfoques y Perspectivas Epistemológicas en Política Educativa
  • Tello, C. (2013). El campo teórico de la política educacional: modelos, abordajes y objetos de estudio. Jornal de Políticas Educacionais, v. 7, n. 14, p. 62-75. Ir a enlace.
  • Tello, C.; Mainardes, J. (2012). La posición epistemológica de los investigadores en Política Educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas pos-estructuralista, neo-marxista y pluralista. Revista Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 20, n. 9, p. 1-31, mar. Ir a Enlace. 

3-Eje Temático: Metodologías para el análisis y la investigación en Políticas Educativas
  • Bentancur, N. (2014). Teorias e objetos para a análise das políticas educacionais a partir da perspectiva da ciência política. Mesa redonda. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, Curitiba, 18 a 20 de agosto. Ir a enlace
  • Tello, C.; Mainardes, J. (2015) Revisitando el enfoque de las epistemologías de la política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, Ahead of Print, v. 10, n. 1, jan./jun. 2015. Ir a enlace. 

4-Eje Temático: Historia del campo de la política educativa
  • Krawczyk, N. (2012). A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 12, p. 3-11, jul./dez. Ir a enlace. 
  • Garcias Franco, J. S. (2014). El surgimiento del campo de la política educativa en Argentina: los casos de las Universidades Nacionales de Buenos Aires y La Plata. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 461-484, jul./dez. (Dossiê: Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional). Ir a enlace. 

5-Eje Temático: Investigación analítica de autores referentes en política educativa
  • Bocchio, M. C.; Lamfri, N. Z.; Miranda, E. M. (2014). Contribuciones teóricas de Stephen Ball y de Licínio Lima para la comprensión del proceso de recontextualización de las políticas educativas. Ponencia. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, Curitiba, 18 a 20 de agosto. Ir a enlace.
  • Mainardes, J.; Alferes, M. A. (2014). Sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 392-416, maio/ago. Ir a enlace.

6-Eje Temático: Producción de conocimiento y toma de decisiones en perspectiva epistemológica
  • Flores-Crespo, P. (2009). Investigación educativa y políticas públicas en México: una relación amorfa y elusiva. Sinéctica, n. 33, p. 1-13, jul./dez. Ir a enlace.
  • Tello, C. (2013). La producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 39, p. 749-770, maio/ago. Ir a enlace.

7-Eje Temático: Epistemología, política educativa y realidad latinoamericana
  • Mesa redonda: A pesquisa de/sobre políticas educacionais em diferentes países: panoramas e perspectivas. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educativa, Curitiba, 18 a 20 de agosto

Janete Maria Lins de Azevedo (Brasil)
Jorge Gorostiaga (Argentina)
Oscar Espinoza (Chile)
Jaime Moreles Vázquez (México)
Coordenação: Simone de Fátima Flach (Brasil)
Video. Ir a enlace. 

8-Eje Temático: Enseñanza de la Política Educativa y Formación de Investigadores del campo
  • Tello, C. (2015). La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo. Entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 55 p. 125-151 jan./abr. Ir a enlace.

Fonte: http://www.relepe.org/index.php/biblioteca-tematica
 e https://www.facebook.com/notes/345941548931070/?pnref=story

Nenhum comentário:

Postar um comentário