Resolver problemas matemáticos está entre as atividades escolares preferidas da estudante de 8 anos, MARIA Eduarda Marques, da Escola Municipal Madre Maria dos Anjos, uma das 77. 540 crianças a participar da 9ª edição da Jornada de Resolução de Problemas de Matemática da Rede Municipal de Ensino.
A habilidade da aluna, somada ao estímulo da professora e ao incentivo da família a incluíram no grupo dos 24 estudantes, das turmas de 2 º ao 9º anos, premiados na tarde desta segunda-feira (24) como vencedores da jornada. A cerimônia de premiação foi no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação, no Centro.
Foram certificados e premiados com uma passagem de trem para o Litoral do Paraná e com direito á visitação no Aquário Marinho de Paranaguá os três primeiros classificados de cada turma e seus professores. Eles disputaram a segunda etapa da jornada que reuniu 2.698 participantes. “Conquistar o primeiro lugar foi a minha meta deste ano e eu me dediquei para isso estudando bastante”, disse Maria Eduarda. Na edição passada a estudante havia conquistado a segunda colocação. “Eu gosto muito de problemas com multiplicação e treinei bastante porque eu queria muito conhecer o aquário que eu já pesquisei tanto na internet. Sei muito sobre os animais que eu verei lá”, disse Maria Eduarda, 1ª colocada dos 3º anos.
Promovida pela Secretaria Municipal da Educação desde 2006 a jornada é uma ação para incentivar os estudantes a buscarem, fase a fase, ano a ano, melhores resultados pessoais na matemática. “Desenvolver cada vez mais o raciocínio lógico entre os estudantes e preparar os professores para reconhecer e investir nos talentos que estão nas escolas é a nossa meta”, disse a Secretaria Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Há nove anos, na primeira edição 17.184 estudantes participaram. São quase quatro vezes mais estudantes do que na primeira edição. Uma das razões que explicam maior adesão das escolas é a ampliação dos CURSOS de formação continuada oferecida aos profissionais da rede. Mais motivados e cheios de conhecimentos os professores têm feito das aulas de matemática bons momentos de aprendizagem, despertando o interesse a as habilidades dos estudantes.
“A jornada é grande estímulo. Professores e alunos ficam motivados, pois aprendemos e somos valorizados juntos. Minha dedicação é cada vez maior ao perceber o bom desempenho dos meus estudantes!, disse a professora Sueli Marocchi Maia, que recebeu o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Sua aluna, Maria Luiza Bloot, tem acumulado bons resultados na jornada. “Adorei porque vamos passear juntas novamente por termos sido premiadas”, disse a estudante.
João Victor Salagado, de 8 anos, venceu o primeiro lugar das turmas de 2º anos e foi receber o prêmio acompanhado do avô, o aposentado Clodomiro Ferreira. “Gosto de estudar e matemática é a minha matéria favorita”, disse o estudante. Para o avô, emocionado com a conquista do neto, a premiação é o reconhecimento pela dedicação do neto. “Ele é muito responsável e estudioso e por isso foi merecedor”, disse Clodoaldo.
Fizeram parte da cerimônia de premiação a coordenadora do EduPesquisa da UFPR, Ana Paula Pires de Castro, coordenador da área de exatas da UFPR, Emerson Rolkouski e o coordenador do curso "Problemas Matemáticos Desafiadores nas Práticas Escolares da UFPR, José CARLOS Eidam, além dos matemáticos da equipe de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Eeducação.
Fonte: http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41400&PHPSESSID=7476a8394170960f72bd99f5ebcf4630
Nenhum comentário:
Postar um comentário