Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm
sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente
livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de
Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do
Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros
(LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e
reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais,
redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro
de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta
coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.
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