quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Material gratuito de design thinking para educadores

Design Thinking é um jeito de inovar na forma que o ensino e o aprendizado é feito. Mas você sabe o que é e como colocar isso em prática? Para isso foi feito o site Design Thinking para Educadores que está disponibilizando material gratuito para educação.
Esse termo é difícil de ser traduzido, já que ele representa mais um conceito do que algo mais palpável mesmo. Como definição, Design Thinking (DT) é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.
Etapas do Design Thinking
Para entender melhor veja as etapas do processo do Design Thinking para professores:
1- Descoberta: identificar seu desafio. Eu tenho um desafio. Como posso abordá-lo?
2- Interpretação: eu aprendi alguma coisa. Como posso interpretá-la?
3- Ideação: eu vejo uma oportunidade. Como posso criar?
4- Experimentação: eu tenho uma ideia. Como posso concretizá-la?
5- Evolução: eu experimentei alguma coisa nova. Como posso aprimorá-la?
Material gratuito
material gratuito para educadores, feito em parceria com o Instituto Educadigital, é composto por um livro base e um caderno de atividades que podem ser baixados gratuitamente no site Design Thinking para Educadores. Essas obras mostram como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam.
Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas.
Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.

O site ainda compartilha histórias de sucesso de quem já usa na educação, em seu processo de ensino e aprendizagem. 

FONTE: http://canaldoensino.com.br/ (Texto original)

Nenhum comentário:

Postar um comentário