Rose
coordenou o desenvolvimento da proposta do curso de especialização “Educação na
cultura digital”, promovido pelo
Ministério da Educação, em parceria com a UFSC, e a produção de 31 módulos. Com
duração de um ano e meio, o curso teve início no segundo semestre de 2014, como
projeto-piloto, nas universidades federais de Roraima (UFRR) e de Ouro Preto
(Ufop), além da UFSC. Voltado para educadores, dá prioridade a quem esteja em
exercício como professor, gestor e formador dos núcleos de tecnologia estaduais
e municipais. “O objetivo é formar educadores para integrar, crítica e
criativamente, as tecnologias digitais de comunicação e informação aos
currículos escolares”, explica Rose.
O curso oferece uma formação apoiada no compartilhamento de
experiências que exploram, demonstram e analisam as possibilidades criativas da
integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos
currículos escolares.
Um
dos coordenadores do curso em Santa Catarina, o professor Henrique César da
Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da
UFSC, afirma que o propósito é permitir, num trabalho coletivo de ação e
reflexão, que os integrantes da comunidade escolar “integrem crítica e
criativamente as tecnologias digitais aos currículos, deem visibilidade e
compartilhem esse trabalho”.
Mais
de 600 educadores de cerca de cem escolas localizadas em todo o estado de SC
participam das aulas. O curso, virtual, tem apoio da Secretaria de Educação do
estado, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e das
direções escolares. “Ele trata da relação entre currículo e tecnologias
digitais, entre escola e cultura digital e tem núcleos específicos para
gestores, formadores e professores de cada uma das disciplinas da educação
básica”, destaca Henrique, que também é professor do Departamento de
Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC.
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