quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Manifesto a favor da Universidade Aberta do Brasil UAB



O Sistema UAB foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005 e trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.  

Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
  
Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas e viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

Universidade Federal do Paraná participa do sistema desde 2009 e possui Polos de Apoio Presencial (Municípios de Colombo, Rio Negro, Cerro Azul, Paranaguá, Lapa, Foz do Iguacu, Ibaiti, Jacarezinho, Prudentópolis, Peruíbe-SP, Barretos-SP), só ano passado, ofertou quase 2 mil vagas em cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. Este ano oferta 7 cursos, 37 turmas, em 11 Polos, tendo 1100 alunos matriculados. São duas graduações (Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia) e 5 Especializações (Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Filosofia, Saúde para Professores da Educação Fundamental e Medio), e já possui um edital articulado e aprovado para 2016 com 9 cursos (2 graduações e 7 especializações).

Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. 

Diante desse cenário, esta petição pública a favor da UAB, tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gratuita e com excelência de ensino, manifestando-se assim em favor da manutenção do sistema UAB. Colabore você também para que a UAB continue seu trabalho.




Assista o vídeo Mobilização em favor da EAD 




Nenhum comentário:

Postar um comentário