terça-feira, 23 de junho de 2015

Suspenso o início das aulas do Parfor-UFPR 2015

Caros professores-alunos do Parfor-UFPR,

No último dia 09 a Coordenação do Parfor-UFPR participou de reunião com todos os coordenadores de gerais do Brasil e representantes da Capes-MEC na cidade de Teresina, Piauí. Para nossa surpresa naquela reunião fomos comunicados que a Capes está sofrendo um severo corte orçamentário, que coloca em questão a continuidade e ampliação de vários de seus programas, entre eles o Parfor.
Assim, até o momento não existe sinalização positiva de que os recursos necessários para a abertura das novas turmas de 2015 estejam garantidos. Pelo contrário, toda a sinalização, até o momento, é de que os recursos financeiros não serão enviados em 2015.
Desde a reunião do dia 09 a Coordenação Geral do Parfor-UFPR, bem como todas as coordenações de todas as universidades brasileiras que ofertam este programa estão se mobilizando e cobrando o Ministério da Educação e a Capes para que mantenham o compromisso assumido de manter a oferta dos cursos que teriam início em 2015, mas até agora não recebemos qualquer resposta positiva.
Gostaríamos de deixar claro que a UFPR é executora do Parfor, mas que o seu financiamento depende diretamente da Capes-MEC e sem este financiamento não existe possibilidade de manter a oferta dos cursos.
Soma-se a esta situação, mas não de modo decisivo, a incerteza quanto a disponibilidade dos professores da rede estadual nos sábados, face ao incerto calendário de reposição de aulas.
Assim, comunicamos aos selecionados para os cursos de Segunda licenciatura em Música, Segunda licenciatura em Sociologia e Segunda licenciatura em Física:

1- O início das aulas, previsto para dia 04 de julho, está suspenso.
2- Assim que tivermos uma resposta positiva da Capes-MEC quanto ao envio dos recursos para financiamento do Parfor-2015 entraremos em contato agendando nova data para início das aulas.

Manteremos todos informados de qualquer novidade.

Atenciosamente,

Coordenação do Parfor-UFPR

Veja notícia sobre o corte de recursos da Capes: http://www.andes.org.br/andes/print-ultimas-noticias.andes?id=7573

Veja notícia sobre o corte de recursos nas Universidades:

Veja notícia sobre o corte de recursos no MEC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário