quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ocorreu o evento de encerramento do Projeto de formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino EduPesquisa

Reitor Zaki Akel,da UFPR parabenizando todos os
profissionais envolvidos no projeto.
Foto:
 Everson Bressan/SMCS
O EduPesquisa, projeto de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, desenvolvido pela UFPR e a Prefeitura de Curitiba, teve seu encerramento às 19h00 horas do dia 19/06/2015. O evento de conclusão do programa ocorreu no salão principal do Paraná Clube e contou com a presença de representantes da UFPR e da Prefeitura de Curitiba.
O Projeto foi desenvolvido através da parceria e articulação entre a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba–SME, as Unidades Educativas e a Universidade Federal do Paraná–UFPR, com o objetivo geral de promover a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba por meio de pesquisas, denominados no Projeto como Cursistas. Formalizado como extensão, teve a oferta de 18 cursos para atendimento de 910 Cursistas, num total 178 horas distribuídas ao longo de 09 meses, com 44 horas presenciais e 134 horas a distância e foi dividido em 3 fases de trabalhos.
A 1.ª fase constitui-se de 12 horas de encontros presenciais e 42 horas de estudos on-line, voltados aos fundamentos de metodologia científica, base para a elaboração das pesquisas, e à ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Na 2.ª fase, os profissionais participaram de 4 encontros presenciais, com o total de 16 horas e 68 horas de estudos à distância para realização de pesquisas voltadas à fundamentação teórica do curso, desenvolvimento e análise de dados da pesquisa.
A 3.ª fase constitui-se de 16 horas presenciais e 24 horas de estudos à distância, momento em que foram produzidos artigos para sistematizar a pesquisa realizada.
Antes do encerramento oficial, houve a exposição de 90 pôsteres selecionados entre os 18 Cursos, onde foram apresentados os resultados das pesquisas dos professores do município de Curitiba. Essas pesquisas foram produzidas sob orientação dos Coordenadores dos cursos e respectiva Equipe formada por Supervisores, Formadores e Tutores.
Por volta das 20h00 teve início a solenidade, contando com a participação do reitor Zaki Akel Sobrinho, da coordenadora de Políticas de Formação de Professores (COPEFOR) Gláucia da Silva Brito, da Secretária Municipal da Educação, Profª Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, além de outros representantes da Secretaria da Educação.
A Professora Gláucia, representando a Pró-Reitora de Graduação e Educação Profissional, falou de sua emoção como Coordenadora de Curso e principalmente por ver o resultado dos trabalhos de seus Cursistas e a autoestima desses profissionais que se viram como pesquisadores e capazes de contribuir cada vez mais na produção do conhecimento.
Em seguida, o Magnífico Reitor, Prof. Zaki Akel Sobrinho ressaltou que a UFPR sempre foi e continuará firmando parceria com a Prefeitura de Curitiba, visando abrir cada vez mais nossa Instituição para contribuir no desenvolvimento e melhoria do Município. Parabenizou todos os professores da Rede Municipal de Ensino e ressaltou que todos fizeram parte desta “família Universidade”.
Para finalizar, a Secretária Municipal tomou a palavra e ressaltou que a parceria entre as instituições tem permitido que professores, mestres e doutores estimulem a reflexão e a pesquisa em suas diferentes vertentes e concepções junto aos profissionais da Rede.
Com início em outubro de 2014, o EduPesquisa contou com uma grande Equipe formada para acompanhamento do Projeto. Além dos professores da UFPR, tivemos também professores de outras Instituições de Ensino Superior e de outras esferas como estadual e municipal e seu sucesso pode ser verificado pelo baixo índice de desistência e imensa interação e compromisso de todos: Equipe e Cursitas.



Confira algumas fotos do evento:









Veja mais notícias sobre Edupesquisa em: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário