terça-feira, 2 de junho de 2015

Colégios universitários propõem inovações pedagógicas na Bahia

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) implantou o projeto “Colégios Universitários”, que funciona em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e faz parte do programa Educar para Transformar, lançado pelo governo da Bahia. 

Os colégios universitários, que já atendem a oito cidades do interior do estado, têm como objetivo oferecer aulas por meio de tecnologia digital, inovar os modelos pedagógicos e investir em formação de professores e oferecem a área básica de ingresso, que equivale ao primeiro ano em comum dos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares.

Eles são operados e supervisionados pela UFSB em instalações de escolas estaduais de ensino médio, cedidas pelo governo estadual. Os estudantes são aqueles que ingressaram normalmente na universidade e assistem às mesmas aulas ministradas nos campi, transmitidas digitalmente. A inovação pedagógica fica por conta de modelo baseado na solução de problemas, com forte autonomia de aprendizagem.


A grade curricular é flexível, e o estudante constrói a trajetória ao longo do curso. Outra novidade didática é a criação de equipes de aprendizagem ativa, formadas por estudantes de todas as etapas (primeiro, segundo e terceiro anos), com supervisão de um residente e sob orientação de um quadro da UFSB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário