sexta-feira, 28 de novembro de 2014

I Seminário: Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino.


No último dia 26, aconteceu no Câmpus Curitiba o I Seminário: Cultura digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino, parte da semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta do Paraná. (Siteap). Ao todo 145 pessoas estiveram presentes, entre professores da rede pública e privada da capital paranaense. A Semana foi realizada pela parceira entre o Instituto FEDERAL do Paraná (IFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).
A mesa de abertura foi composta pelos professores Kriscie Venturi, representando o Reitor do IFPR – Irineu Mario Colombo, Eduardo Fofonca, Diretor de Ensino e Desenvolvimento de Recursos Educacionais da Educação a Distância do IFPR, Eziquiel Menta, Diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Seed, Eliane Rocha, Superintendente da Educação da Seed, Marineli Meier, Coordenadora do PROGRAMA Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA) da UFPR, e Henrique da Silva, Coordenador de Tecnologia da Educação da UTFPR e também integrante do REA.
A palestra “A integração que desintegra? Reflexões sobre as TDIC na educação” proferida pela Professora Graciela Areu, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu o evento. Em seguida, houve o lançamento do livro “Integração das Tecnologias e da Cultura Digital na Educação” organizado pelos professores Graciela Areu e Eduardo Fofonca, que reúne artigos de vários autores sobre o tema. A manhã foi encerrada com o tema: “Re-siginificando a relação da mídia com a educação”, com a Professora Sônia Vermelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A primeira parte do evento focou em abordar questões sobre as novas relações educacionais exercidas pela tecnologia e pela mídia, pontos discutidos no IFPR. Eduardo Fofonca, um dos organizadores do evento, destacou a importância do Seminário para as Instituições Federais e para a Seed: “propiciar espaços como este de debate e reflexão acerca da integração das tecnologias e da cultura digital na educação é essencial, visto que este processo cultural atinge todos os níveis de ensino”.
“Formação de Professores para a atuação em EaD” da Professora do IFPR, Dra. Sandra Urbanetz abriu o período da tarde, que foi seguido por uma webconferência. De Cingapura, a Professora Nara Pasinato, da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) participou do relato de experiência “Formação de Professores e Integração de Tecnologias” junto dos participantes do evento em Curitiba. O I Seminário: Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino foi encerrado com uma mesa redonda “Processos formativos, tecnologias digitais e novos cenários de ensino” composta pelos professores do IFPR: Fernando Amorim, Michele Simonian e Sheilla de Freitas.
Nesse período, tópicos sobre o Ensino a Distância e integração da tecnologia com a educação foram colocados, com troca de experiências e ideias entre os presentes. “Esse evento oferece justamente algo que estamos pensando em nossa Instituição e propicia discussões para dar bases ao professor em sala de aula, seja no ensino presencial ou a distância”, finaliza o Professor Fernando Amorim, Diretor-Geral da EaD do IFPR e mediador da mesa redonda do evento.
O evento foi transmitido ao vivo no Youtube, confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=r98J-7GsZqA

Fonte: http://curitiba.ifpr.edu.br/2014/11/27/i-seminario-cultura-digital-conhecimento-e-novos-cenarios-de-ensino/#more-14140

Nenhum comentário:

Postar um comentário