segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos Professores

Dia do Professor precisa ser celebrado

Você já parou para pensar sobre o dia de hoje? 15 de outubro é Dia do Professor, mas a data muitas vezes passa despercebida e se transforma em um feriado como todos os outros. E o que ele tem de diferente? Sem o professor, por exemplo, você não conseguiria sequer entender as palavras que formam esse texto. Por isso, hoje é um bom dia para celebrar aqueles que formam todas as outras profissões da sociedade.

A profissão mudou muito ao longo dos anos e, hoje, professor e aluno caminham lado a lado. “No início da história educacional, o professor era o centro do processo educacional e o aluno um mero participante. Hoje, o aluno é o foco, por este motivo o processo de ensino e aprendizado deve focar o sucesso desse aluno”, explica a pedagoga Mara Marques Corrêa Bueno, coordenadora do curso de Pedagogia da Unigran.

Para ela, mais do que uma profissão, ser professor é uma opção de vida. “A pessoa que opta por um curso de licenciatura o faz porque ama. Não se tem como pagar nossa satisfação em ver o sorriso de uma criança ao descobrir que é capaz de ler e escrever sozinha”, exemplifica.

Essa influência na vida das pessoas depende de uma formação diferenciada. Mara destaca que o professor deve ser “um eterno estudioso, atento a literatura educacional atual e ‘plugado’ nas inovações tecnológicas que hoje estão ai para subsidiar aulas. Cabe ao professor buscar, inovar, melhorar sua prática pedagógica”, diz.

Pode não parecer, mas ainda faltam professores no mercado de trabalho. Segundo a pedagoga, os cursos de licenciatura são menos procurados por conta da desvalorização da classe, baixos salários e falta de estrutura nas escolas. Mas as coisas estão começando a mudar. “As atuais políticas públicas educacionais estão buscando minimizar esses efeitos. A médio e longo prazo, teremos a devida valorização da educação e dos professores, que são os responsáveis pelo êxito no processo de ensino e aprendizagem”, opina Mara.

Quem deseja se dedicar a área, precisa de alguns requisitos. “Amar o que faz, sentir prazer em mediar o conhecimento com crianças, jovens e adultos, isso é o fator determinante para o sucesso profissional de um professor”, avalia a pedagoga.

Texto retirado do jornal O Progresso, de Dourados - MS
www.progresso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário