A
Columbia University apresentou em agosto uma pesquisa sobre o panorama das
políticas públicas do Brasil na aprendizagem móvel. A pesquisa discorre sobre o
uso das TICS na aprendizagem, se colabora para a expansão da Educação no Brasil
e se o País tem incentivado o uso e a expansão dessas ferramentas.
Os
estudos a partir de dados fornecidos pelo IBGE e pelo CETIC.br, apontam
crescimento gradativo na população em geral, com a aquisição de dispositivos
(celulares, notebooks e tablets), o universo da pesquisa mostra que professores
são os que mais têm acesso a computadores de mesa e tablets e a internet em
domicílio, se comparados à população em geral e aos alunos.
A
abordagem aponta para parcerias com empresas de outras áreas de tecnologia
mencionadas, com cessão de softwares e licenças para uso nas escolas.
Entretanto, a necessária contratação de produtos (hardware) e serviços
(software, provimento de internet, manutenção) desperta inseguranças de vários
teores nos gestores, em especial em nível municipal.
Também
é mencionada no estudo a regulação para uso pedagógico das
tecnologias digitais, em especial em ambientes de rede e ambientes online,
requer o desenvolvimento de parâmetros legais em nível nacional para subsidiar
avanços nessa direção em nível local. Esse é um fator de extrema importância
para o processo de consolidação de políticas de aprendizagem móvel no país.
FONTE: http://esud2015.uneb.br/
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