quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Aprendizagem no Brasil e o Uso de Dispositivos Móveis

A Columbia University apresentou em agosto uma pesquisa sobre o panorama das políticas públicas do Brasil na aprendizagem móvel. A pesquisa discorre sobre o uso das TICS na aprendizagem, se colabora para a expansão da Educação no Brasil e se o País tem incentivado o uso e a expansão dessas ferramentas.
Os estudos a partir de dados fornecidos pelo IBGE e pelo CETIC.br, apontam crescimento gradativo na população em geral, com a aquisição de dispositivos (celulares, notebooks e tablets), o universo da pesquisa mostra que professores são os que mais têm acesso a computadores de mesa e tablets e a internet em domicílio, se comparados à população em geral e aos alunos.
A abordagem aponta para parcerias com empresas de outras áreas de tecnologia mencionadas, com cessão de softwares e licenças para uso nas escolas. Entretanto, a necessária contratação de produtos (hardware) e serviços (software, provimento de internet, manutenção) desperta inseguranças de vários teores nos gestores, em especial em nível municipal.

Também é mencionada no estudo a regulação para uso pedagógico das tecnologias digitais, em especial em ambientes de rede e ambientes online, requer o desenvolvimento de parâmetros legais em nível nacional para subsidiar avanços nessa direção em nível local. Esse é um fator de extrema importância para o processo de consolidação de políticas de aprendizagem móvel no país.

FONTE: http://esud2015.uneb.br/

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