segunda-feira, 20 de julho de 2015

Introdução à prática de aprendizagem por meio de ferramentas digitais.

                Clássicos da literatura brasileira em games gratuitos

Os clássicos Dom Casmurro, de Machado de Assis; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida e O Cortiço, de Aluísio de Azevedo estão disponíveis em forma de jogos on-line gratuítos, com informações sobre autores e trechos das obras que estimulam a leitura na íntegra. 

Os jogos são simples, sem recursos sofisticados, mas podem ser uma boa introdução à prática de aprendizagem por meio de ferramentas digitais. Podem ser acessados gratuitamente no site Jogos Clássicos da Literatura. No portal, também estão disponíveis os livros originais digitalizados, informações sobre os autores e curiosidades sobre a publicação.

Os games foram distribuídos para os telecentros do Acessa São Paulo que atendem principalmente escolas e bibliotecas.  Em O Cortiço, por exemplo, o usuário joga sob o ponto de vista de João Romão, o dono do cortiço, que deseja aumentar seu patrimônio. A história se desenrola quando o jogador tem que decidir como se fosse Romão, ao optar pela construção de novos cômodos, pelos custos de aluguel e salários ou pela venda dos produtos. Ao mesmo tempo em que a trama envolve de forma lúdica, o texto original aparece no decorrer das fases, como um convite a ler a obra na íntegra. 

Fonte: http://www.arede.inf.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário