segunda-feira, 29 de junho de 2015

Educação a distância: “As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades”

EAD
O artigo publicado em "Educar Revista", aborda sobre a temática da “Educação a distância”  e apresenta uma discussão conceitual sobre o modelo de tutoria adotado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior que integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Neste artigo toma-se como ponto de partida as pesquisas e as ações desenvolvidas pelas autoras Maria Luisa Furlan Costa, da Universidade Estadual de Maringá, e Maria Aparecida Crissi Knuppel, da Universidade Estadual Centro-Oeste, nos últimos dez anos que estão diretamente relacionadas com a educação a distância no Brasil. 

O foco central são os tutores presenciais que  se responsabilizam pelo atendimento aos alunos no polo de apoio presencial e que são selecionados por meio de editais publicados nas páginas virtuais das instituições que ofertam cursos superiores em  uma modalidade distinta do ensino presencial. 

A análise dos editais foi realizada com o intuito de verificar a relação entre as questões teóricas que vêm sendo trabalhadas pelos especialistas no Brasil e os requisitos exigidos para o exercício da tutoria. Acredita-se que a tutoria presencial é essencial para a promoção de ações educativas que contribuam para potencializar o aprendizado dos alunos.








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