![]() |
EAD |
O artigo publicado
em "Educar
Revista", aborda sobre a temática da “Educação a distância” e
apresenta uma discussão conceitual
sobre o modelo de tutoria adotado pelas Instituições Públicas de Ensino
Superior que integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Neste artigo toma-se como
ponto de partida as pesquisas e as ações desenvolvidas pelas autoras Maria Luisa Furlan Costa, da
Universidade Estadual de Maringá, e Maria Aparecida Crissi Knuppel, da
Universidade Estadual Centro-Oeste, nos
últimos dez anos que estão diretamente relacionadas com a educação a distância
no Brasil.
O foco central são os
tutores presenciais que se responsabilizam pelo atendimento aos alunos no
polo de apoio presencial e que são selecionados por meio de editais publicados
nas páginas virtuais das instituições que ofertam cursos superiores em
uma modalidade distinta do ensino presencial.
A análise dos editais foi
realizada com o intuito de verificar a relação entre as questões teóricas que
vêm sendo trabalhadas pelos especialistas no Brasil e os requisitos exigidos
para o exercício da tutoria. Acredita-se que a tutoria presencial é essencial
para a promoção de ações educativas que contribuam para potencializar o
aprendizado dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário