Aula inaugural do Parfor 2013 |
Nesta
segunda-feira (09/11) foi divulgado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação o resultado do edital
74/2013 – PDPP, que teve por objetivo selecionar participantes do Pibid
(Programa de Bolsas de Iniciação a Docência) e do Parfor (Programa de Formação
de Professores da Educação Básica), para estágio de estudos e aperfeiçoamento
em universidades portuguesas.
A UFPR obteve a
aprovação de seis participantes para este programa de estágio. São eles Jorge Paulo de Vargas, aluno do
Parfor-UFPR e os seguintes supervisores do Pibid-UFPR: Maurício
Penetra da Roza, Wolney Rogério Pereira Júnior, Angeline Lopes Gabriel, Adriana
Andrea Vianna Vaz e Camila Marcelina
Pasqual. Os selecionados são professores de escolas públicas e que lecionam
física, química, matemática ou língua portuguesa.
Os participantes
do PIBID são supervisores de alunos da UFPR que vão até as escolas públicas
desenvolver os diversos projetos do programa, cujo objetivo é aprimorar as
habilidades dos estudantes de licenciatura da UFPR. Jorge Paulo de Vargas é
aluno do curso de segunda licenciatura em Física do Parfor-UFPR, um programa
que oferta cursos de segunda licenciatura para professores das escolas públicas
que atuam em áreas diferentes de sua formação inicial.
Sob o impulso da
Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através de sua
Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor), o Pibid
(coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Barra) e o Parfor (coordenado pela Profª Drª
Suzete Bornatto) estão alcançando resultados expressivos e colaborando com uma
das missões da UFPR que, como ressalta a Coordenadora da Copefor, a Profª Drª
Glaucia da Silva Brito, é “estreitar os vínculos com a educação básica,
promovendo o seu desenvolvimento e potencializando a formação dos atuais e futuros
professores”.
Os selecionados
frequentarão aulas nas universidades portuguesas de Aveiro e do Porto no início
de 2014 e, ao retornarem, multiplicarão as experiências adquiridas.
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