segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Participantes de programas da Prograd-UFPR irão se aperfeiçoar em Portugal

Aula inaugural do Parfor 2013

Nesta segunda-feira (09/11) foi divulgado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação o resultado do edital 74/2013 – PDPP, que teve por objetivo selecionar participantes do Pibid (Programa de Bolsas de Iniciação a Docência) e do Parfor (Programa de Formação de Professores da Educação Básica), para estágio de estudos e aperfeiçoamento em universidades portuguesas.

A UFPR obteve a aprovação de seis participantes para este programa de estágio. São eles Jorge Paulo de Vargas, aluno do Parfor-UFPR e os seguintes supervisores do Pibid-UFPR:  Maurício Penetra da Roza, Wolney Rogério Pereira Júnior, Angeline Lopes Gabriel, Adriana Andrea Vianna Vaz e Camila Marcelina Pasqual. Os selecionados são professores de escolas públicas e que lecionam física, química, matemática ou língua portuguesa. 

Os participantes do PIBID são supervisores de alunos da UFPR que vão até as escolas públicas desenvolver os diversos projetos do programa, cujo objetivo é aprimorar as habilidades dos estudantes de licenciatura da UFPR. Jorge Paulo de Vargas é aluno do curso de segunda licenciatura em Física do Parfor-UFPR, um programa que oferta cursos de segunda licenciatura para professores das escolas públicas que atuam em áreas diferentes de sua formação inicial.

Sob o impulso da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através de sua Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor), o Pibid (coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Barra) e o Parfor (coordenado pela Profª Drª Suzete Bornatto) estão alcançando resultados expressivos e colaborando com uma das missões da UFPR que, como ressalta a Coordenadora da Copefor, a Profª Drª Glaucia da Silva Brito,  é “estreitar os vínculos com a educação básica, promovendo o seu desenvolvimento e potencializando a formação dos atuais e futuros professores”.


Os selecionados frequentarão aulas nas universidades portuguesas de Aveiro e do Porto no início de 2014 e, ao retornarem, multiplicarão as experiências adquiridas.

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