terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Livro Cultura Digital e Escola - Pesquisa e Formação de Professores


Usar a tecnologia para educar de forma efetiva requer uma análise das linguagens apropriadas (escrita, visual, digital) e sua relação com o contexto de vida dos alunos. Para unir o digital ao ensino não basta o contato do aluno com os canais, mas a proposta de meios interessantes, dialógicos e interativos que de fato irão proporcionar um desenvolvimento no aprendizado.

É claro que, assim como em outras áreas, a Educomunicação necessita ser estudada e analisada para que essas propostas se desenvolvam. Para tal, a Copefor indica para todos os professores o livro "Cultura Digital e Escola - Pesquisa e Formação de Professores", organizado por Monica Fantin e Pier Rivoltella, lançado pela Editora Papirus. Foi lançado em setembro do ano passado durante o  IV Seminário de Pesquisa em Mídia-educação, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina.

O livro reúne trabalhos de pesquisadores do Brasil e da Itália que atuam no contexto da Educação, Comunicação e Cultura. Serão discutidos nos capítulos a dialogia do jovem contemporâneo com as mídias, a formação docente e o uso das tecnologias nos âmbitos dessas duas sociedades. Dividido em três partes: a primeira se dedica a rever e atualizar os conceitos de mídia e educação; a segunda sobre o uso das tecnologias na educação em relação à formação dos professores que a utilizam; a terceira se dedica à temas como softwares livres e plataformas interativas voltadas para a educação formal e informal.

Se interessou pelo livro? Clique aqui para encontrar diversas opções de compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário