sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt


O programa é uma parceria da CAPES e da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha, e pretende conceder bolsas para pesquisadores em instituições de ensino ou pesquisa do Brasil.


O objetivo é a internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação científicas e o desenvolvimento de métodos e teorias em conjunto com pesquisadores de reconhecido mérito científico alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

A Fundação Alexander von Humboldt é uma instituição pública sem fins lucrativos, com sede na cidade de Bonn na Alemanha, que tem como objetivo o fomento da investigação científica internacional. A fundação financia a estadia de cientistas e investigadores estrangeiros e o trabalho colaborativo de equipas científicas alemãs e de outros países incentivando o intercâmbio científico e cultural. A AvH é a herdeira direta de Alexander von Humboldt-Stiftung e foi fundada em Berlim no ano de 1860 logo após a morte do cientista que lhe deu o nome.

Serão concedidas bolsas para pesquisa nas modalidades de pós-doutorado e pesquisador experiente. Está prevista a aprovação de até 15 bolsas nas duas modalidades.

Todas as áreas do conhecimento serão contempladas.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita por meio de preenchimento do formulário disponível na página do programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt. A documentação e o formulário devem ser remetidos ao endereço eletrônico humboldt@capes.gov.br e também enviados por via postal para o endereço da Capes até 31 de agosto de 2012 (Chamada 1) e 31 de janeiro de 2013 (e Chamada 2)

O Edital e os formulários que devem ser preenchidos estão disponíveis no SITE DO PROGRAMA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário