sexta-feira, 4 de maio de 2012

Formação Continuada no CEM reúne professores




Durante os dias 2 e 3 de maio, os docentes do CEM (Centro de Estudos do Mar), em Pontal do Paraná, participaram da segunda fase do programa de Formação Continuada oferecido pela Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) e Copefor (Coordenação de Políticas de Formação do Professor).

No primeiro dia do evento, os professores presentes interagiram com a equipe da Copaie (Coordenação de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino) numa oficina que discutiu sobre a prática e qualidade do ensino em relação à avaliação pedagógica dos cursos de Oceanografia e Aquicultura, sediados no local. No dia seguinte, a educadora Heloisa Lück tratou da questão do processo de ensino e aprendizagem, nas formas de se envolver os alunos em aulas expositivas e em grupos e nos desafios que os professores enfrentam no dia-a-dia da profissão e especificamente no sistema de módulos condensados, utilizados no CEM.



Segundo a pedagoga Marina Lupepso, da Copaie, as discussões foram muito ricas e geraram uma experiência positiva não só para os participantes do programa, mas também para os que organizaram a oficina. ”Pudemos nos aproximar da realidade deles e conhecer os anseios que eles têm”, conta. A professora Heloisa também avaliou de forma positiva a participação da comunidade do CEM na Oficina. “É um grupo de professores interativos, engajados com a melhoria dos cursos e da formação integral dos estudantes”.

O programa de formação continuada tem como próximos locais de atuação o Setor de Ciências da Saúde nos dias 7, 8 e 9 de maio, e, nos dias 23 e 24 deste mês, no Setor de Ciências Agrárias. Mais informações em breve em nosso blog.

Um comentário:

  1. Essa oficina foi uma mistura de reflexões e atividades sobre a formação continuada do professor universitário, sobre avaliações na educação e institucionais, as demandas e desafios diante do contexto da sala de aula, um melhor conhecimento das características do Centro de Estudos do Mar, sobre o diálogo... enfim... certamente valeu muito a experiência e o aprendizado que fica! =)

    ResponderExcluir