segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Teve início a Semana Acadêmica de Engenharia Civil


         Teve início hoje a programação da Semana Acadêmica de Engenharia Civil – SAEC no Auditório do Setor de Tecnologia, às 9 horas.

Na mesa de abertura contamos com a presença do Vice-reitor, professor Rogério Andrade Mulinari, do Diretor do Setor de Tecnologia, professor Horácio Tertuliano Filho, da professora Arlete Ceccatto – Coordenadora de Políticas de Educação Profissional, representando a PROGRAD – Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional –, do técnico Edmar de Almeida Macedo, representando a COPEFOR, do professor Júlio Gomes – Coordenador do Curso de Engenharia Civil – e do acadêmico Gabriel Cirilo Feijó, Presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná – DAEP.

A professora Arlete Ceccatto, em sua fala, fez um balanço das atividades desenvolvidas pela Prograd no decorrer dessa gestão.

O professor Rogério A. Mulinari parabenizou a iniciativa de discutir sobre os caminhos acadêmicos a serem traçados no Curso de Engenharia Civil e considerou os temas a serem abordados pertinentes à reflexão e busca constante de excelência. Frisou que mais do que a expansão quantitativa da Instituição, a referência pela qualidade do ensino e da pesquisa deve ser o objetivo de todos, para a construção incessante da UFPR.

Após, conforme o previsto, o professor convidado Luís Allan Künzle, do Setor de Ciências Exatas da UFPR proferiu a palestra “Educação e Transformação Social”.

Tivemos 58 participantes e houve muito interesse, com perguntas, no debate proporcionado após a conferência.

À tarde a programação ficou por conta do DAEP.

Para os professores, a Semana Acadêmica segue com a Oficina – “Metodologia de Aulas”, do professor Altair Pivovar, do Setor de Educação da UFPR.

A oficina ocorrerá no bloco 3 do Complexo Prof. Rubens Meister, Sala PF01, no Centro Politécnico e ainda há vagas para os interessados, bastando se inscrever junto à Coordenação de Engenharia Civil ou no Departamento de Construção Civil.

Dia 21/09, quarta-feira, teremos mais uma palestra com o convidado externo, da UFRJ, professor doutor Antônio Cláudio Gómez de Souza que tratará sobre a “Organização do Trabalho Pedagógico- PPC”.

Na fala de abertura, o professor Júlio Gomes enfatizou a importância de se pensar na construção coletiva do Projeto Pedagógico do Curso com clareza sobre as diretrizes curriculares determinadas pelo MEC, em consonância com a busca pela qualidade e referência da formação acadêmica e profissional almejada pelos professores e alunos.

Com essa fala, chamou a todos para comparecerem para a palestra de quarta-feira, sendo que a Copefor realizará inscrições na hora.

Aos interessados basta comparecer antes das 9h00 no Auditório Professor Ulysses de Campos, subsolo do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Botânico.

Consulte aqui o cronograma completo da Semana Acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário