quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Reunião dos Coordenadores de Licenciaturas UFPR


Na última terça feira, 10 de novembro, aconteceu, com início às 14:00 horas, no Setor de Educação Tecnológica e Profissionalizante na sala da UAB,  a reunião dos Coordenadores de Licenciaturas UFPR. A reunião foi coordenada pela PROGRAD, através da Profª Glaucia da Silva Brito coordenadora da Copefor-Coordenação de Políticas de Formação de Professores.
Estavam presentes as Profªs Yvelise Arco Verde e Odissea Boaventura de Oliveira do Centro de Articulação das Licenciaturas da UFPR (CELAI), Profª Maria Lúcia Accioly Teixeira Pinto, coordenadora dos cursos de graduação da Prograd e representantes, Profª Joanez Aires, coordenadora do Pibid e doze coordenadores de cursos de licenciaturas da UFPR.
Foi debatida a base nacional comum curricular, onde a Prograd irá elaborar um instrumento para todos os cursos de licenciaturas analisarem a proposta da BNCC, focando sua especificidade, onde no início do ano letivo de 2016 ocorrerá uma nova reunião para a elaboração de um documento conjunto oficial com as sugestões e análise realizadas durante esse período para encaminhar ao MEC.
A Profª Joanez apresentou o Programa Pibid mostrando dados e resultados na UFPR e no Paraná, destacando as grandes contribuições para os alunos e as escolas públicas participantes. O Programa tem movimentado as escolas motivando os professores investindo na sua formação continuada e melhorando assim a qualidade do ensino com pesquisas, metodologia e materiais construídos em parceria.
 Também foram debatidas as novas diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, tendo enfoque a formação pedagógica dos novos currículos, com intuito de trabalhar a melhor forma as matérias como direitos humanos, meio ambiente, cultura afro, diversidades e outras. Todos os cursos de licenciatura terão que adequar seu currículo às novas diretrizes curriculares.



Fotos: Monica Jordan







Por: Raquel Bavaresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário