O Panorama Tecnológico NMC 2015 para
Universidades Brasileiras é uma pesquisa que tem como objetivo informar líderes do ensino
superior sobre o uso de novas tecnologias em apoio ao ensino e à pesquisa
acadêmica.
O estudo aponta um crescimento
exponencial da integração entre o ensino tradicional e os recursos
tecnológicos e prevê que, em um prazo de um
ano, os cursos online, o uso de redes sociais e a publicação eletrônica de
trabalhos, pesquisas e conteúdos ganharão força no mercado.
Outras práticas, como a Bring Your
Own Device, que estimula o aluno a usar seu próprio dispositivo
eletrônico em classe,
e a Sala de Aula Invertida, que transfere o protagonismo do professor para o
aluno, serão realidade daqui há 2 ou 3 anos, segundo a pesquisa.
Os pesquisadores fizeram um
grande mapeamento online e offline, a partir do qual perceberam uma necessidade
dos educadores brasileiros em garantir maior flexibilidade, criatividade e
pensamento empreendedor dentro do ambiente acadêmico. A Universidade Federal da Bahia, por
exemplo, já conta com três centros incubadores de inovação.
Apesar dos avanços, o
levantamento também identificou uma série de empecilhos e desafios para
aplicação das novas experiências digitais. Por exemplo, a dificuldade em
aceitar o novo modelo de individualização da aprendizagem, na qual cada
estudante traça o seu próprio objetivo de estudos, e também a infraestrutura
incipiente das instituições e a ausência ou precariedade de conhecimentos
relativos à tecnologia na formação do professor.
Em longo prazo, o NMC projeta que
o uso de equipamentos de realidade aumentada será dominante em sala de aula,
possibilitando aos alunos uma aprendizagem muito mais interativa e prática.
Um exemplo do que essa tecnologia
pode fazer pela pesquisa e desenvolvimento tecnológico é o que está sendo
aplicado pelo Grupo de Realidade
Virtual e Aumentada da Universidade Federal de Uberlândia, que
desenvolveu um programa de reabilitação de realidade virtual que ajuda
pacientes pós-operadas de câncer de mama a retomarem a mobilidade completa de
membros.
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