quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PROGRAMA LICENCIAR - UFPR

Desenvolvido desde 1994, primeiramente como Programa das Licenciaturas da SESU/MEC – PROLICEN e, a partir de 1996, como programa institucional da UFPR, o  LICENCIAR tem como objetivo congregar projetos de apoio à qualidade de ensino nas Licenciaturas, oferecendo suporte para o desenvolvimento de projetos por meio de bolsas a alunos de licenciaturas e apoio administrativo,  envolvendo atividades dos cursos na UFPR ou instituições externas como centros de educação infantil, escolas de Ensino Fundamental e Médio, associações ou outras organizações públicas nas quais há atuação de licenciados.
Atualmente o Programa LICENCIAR é gerenciado pela Coordenação de Políticas de Formação do Professor da Pró-Reitoria de Graduação (COPEFOR) e Educação Profissional em parceria com o Comitê Gestor do Programa Licenciar, com representantes dos setores que oferecem Cursos de Licenciatura.
Neste ano, foram 198 solicitações de bolsas para o programa, e apesar de toda dificuldade de verbas, a UFPR conseguiu dar continuidade ao programa e o COPLAD (Conselho de planejamento e administração) da UFPR aprovou em 05 de agosto o quantitativo de 100 bolsas destinadas para os projetos do LICENCIAR de 2015, sendo quarenta projetos com o total de quarenta e nove voluntários.
Os projetos do Programa Licenciar buscam articular ações nos cursos de licenciatura visando uma melhor formação dos futuros professores apresentando resultados significativos tanto para a comunidade externa como para os alunos da UFPR.
Para garantir a continuidade do Licenciar, a Copefor e PROGRAD tem estado em contato com a PROPLAN tentando agilizar e garantir as bolsas do programa.
Foi pensando nisso, que coordenadores e bolsistas, unidos às secretarias de ensino (municipal e estadual), aos diretores, alunos e pais de alunos das escolas participantes do projeto de Italiano, criaram um abaixo assinado para evitar o corte de verbas para o pagamento das bolsas dos licenciandos que participam do programa.
A Coordenação de Políticas de Formação de Professores – COPEFOR -  conversou com o representante do abaixo assinado, bolsista do projeto Português-Italiano Raniere Mastroberardino e as bolsistas Lorena Isabelle do Rosário e Regiane Soranzo, estudantes do curso de Letras-Português-Italiano na UFPR, que nos informaram sobre a importância do Programa.

”O Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná leva diversos projetos de apoio à qualidade de ensino dos cursos de licenciatura para as escolas. Ele desempenha um importante papel social, comunidade-escola”, conta Ranieri. Segundo Lorena “o programa licenciar permite que alunos de vários cursos possam ter contato com a docência, isto é, descobrir o mundo da sala de aula bem como criar e testar suas próprias ideias de planejamentos.”
”Gostaria que o projeto tivesse uma ampliação e uma melhor divulgação. Ao meu ver ele é extremamente enriquecedor para formação dos futuros professores. Ele nos permite através da prática vivenciar a sala de aula e também experimentar as relações entre toda a comunidade escolar” diz Regiane.






TEXTO: Raquel Bavaresco

Nenhum comentário:

Postar um comentário