segunda-feira, 19 de outubro de 2015

MOVIMENTO DIA NACIONAL DE LUTA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

            Mantido pela CAPES e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná desde o ano de 2009, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES para promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores, privilegiando a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Fazem parte do PIBID/UFPR, 16 licenciaturas, 40 Coordenadores de Área (professores da UFPR), 70 Professores Supervisores (professores da Educação Básica) e 520 Bolsistas de Iniciação à Docência (licenciandos da UFPR). As áreas participantes são Química, Física, Ciências, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Artes, Filosofia, Letras-Inglês, Letras-Português, Letras Espanhol, Matemática, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Interdisciplinar.
O Programa tem a finalidade de valorizar, apoiar e incentivar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas pública, reforçando a qualidade de formação inicial de professores e as competências e habilidades necessárias e que estão diretamente ligadas ao ofício da carreira docente, promovendo assim a integração entre educação superior e educação básica e inserindo os licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que lhes proporciona oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busca a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
O PIBID está estruturado em projetos definidos por área de conhecimento, dentro dos quais estão inseridos os subprojetos que são coordenados por um professor dos cursos de licenciatura participantes. Concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Atualmente trabalha com 40 sub-projetos.
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos participantes do projeto e possibilidades de cortes no mesmo, a Profª Drª Joanez Aires, Coordenadora Institucional PIBID/UFPR, juntando-se ao Movimento Nacional de Luta pela manutenção e ampliação do Pibid como política pública e sua inclusão no orçamento do MEC para 2016, participa juntamente com todos os bolsistas do Programa, do “Dia D Educação” (Movimento do Dia nacional de luta pelo PIBID), promovido pelo Setor de Educação, que ocorreu dia 15/10/2015, onde teve início às 9:00 hrs no prédio da Reitoria – UFPR, com a palestra do Prof. Ítalo Modesto Dutra - Diretoria de Currículos e Educação Integral/MEC. 
Após a palestra, todos os participantes do programa seguiram para a Praça Santos Andrade, onde se juntaram com as demais IES de Curitiba que também possuem PIBID, onde haviam faixas e cartazes com a identificação dos subprojetos e frases de apoio e impactos nas escolas; e um carro de som que expunha relatos de todos os coordenadores (institucional e de área), bem como supervisores sobre a importância do PIBID para a formação docente e para a Educação Básica. A COPEFOR entrevistou a Profª Joanez, que nos exclareceu a importância do Programa.
Profª Drª Joanez Aires,
Coordenadora Institucional PIBID/UFPR
"Este dia de luta em todo o país teve como objetivo sensibilizar os governantes sobre a importância do PIBID. Lutamos pela manutenção e ampliação do Programa como politica pública e sua inclusão no orçamento do MEC em 2016". (Joanez)
“Hoje, dia 15 de outubro de 2015, Dia do Professor, é o Dia Nacional de Luta pelo PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no contexto das lutas contra os cortes da educação, em especial nas Universidades. No dia de hoje também está sendo realizada em Brasília uma Audiência Pública sobre o papel estruturante do Pibid, na Comissão de Educação (CE) da Câmara de Deputados.” (Joanez)














TEXTO: Raquel Bavaresco

FOTOS: Raquel Bavaresco/ Edmar Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário