Estudo
‘Formação Continuada de Professores no Brasil' apresenta dados que desafiam a
formação continuada de docentes no País.
O estudo ‘Formação
Continuada de Professores no Brasil', divulgado ano passado, em parceria com o Instituto
Ayrton Senna e o Boston Consulting Group, diagnosticou que capacitar os
professores é a opção mais viável para melhorar o desempenho dos alunos.
O estudo apresenta dados
que desafiam a formação continuada de docentes no País. Os índices indicam que
estudantes expostos a bons professores aprendem de 47% a 70% a mais do que
aprenderiam em média em um ano escolar.
Segundo a presidente do
Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, o estudo discute possíveis linhas de
ação que podem contribuir para acelerar a formação continuada e a qualificação
dos professores no Brasil. “A capacitação dos professores é a alavanca
acionável, ou seja, mais aberta ao direcionamento por parte de secretarias de
Educação e escolas e a que mais influencia o desempenho dos alunos”, disse.
A pesquisa ainda
demonstra que é possível capacitar profissionais em todas as etapas da carreira
profissional, o que traria resultados eficientes em curto prazo.
Segundo o ministro da
Educação, Henrique Paim, presente na cerimônia de lançamento nesta última
segunda-feira (7), em São Paulo, o diagnóstico da pesquisa está de acordo com
os levantamentos já realizados até o momento. “A palavra-chave é o
amadurecimento na relação entre educação básica e a educação superior, esta
relação precisa ser aperfeiçoada para melhorar a formação inicial e continuada
dos professores”, afirmou.
Metodologia
Para
o estudo 'Formação Continuada de Professores no Brasil', foram entrevistados,
por meio eletrônico, 2.732 pessoas entre secretários de educação, supervisores
de ensino, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores entre
novembro de 2012 e março de 2013.
Incentivo
Durante a cerimônia, a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), anunciou um
edital para desenvolver a formação de quadros em competência socioemocionais,
da graduação ao doutorado em psicologia, pedagogia e licenciaturas.
Serão oferecidas bolsas
para 30 doutorandos, 60 mestrandos e 150 professores de educação básica das
escolas públicas e 300 estudantes de graduação.
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