sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Conheça práticas inovadoras de educação

Inovar em sala de aula atualmente é um dos itens obrigatórios a todo educador. Mas, com tantas possibilidades, tanto tradicionais quanto tecnológicas, fica difícil saber o que realmente funciona e o que é melhor para a escola em que se trabalha. Entretanto, existem práticas inovadoras de educação em todo lugar, só que nem ficamos sabendo.
Foi pensando em divulgar e até inspirar outros profissionais que uma ONG fez um mapa coletivo da educação alternativa chamado Reevo, que lista 360 experiências diferentes de ensino e aprendizado.

Sua intenção é colocar em contato organizações, escolas e pessoas interessadas na transformação da educação. “O objetivo da ONG, cujo Reevo é o primeiro projeto, é reunir comunidades e coletivos de pessoas com interesses comuns e trabalhar em rede para construir conhecimento e formas de ação coletiva”, explicou o cineasta argentino German Doin, 26, líder do projeto.

plataforma Reevo mostra experiências de educação formal e não-formal, ensino superior, além de grupos de trabalho e estudo, personalidades e eventos relacionados à educação, que podem ser buscados por enfoque alternativo (progressista, democrático, holístico popular, etnoeducação e educação fora da escola), método pedagógico (Montessori, Waldorf, Reggio Emilia, Pikler) e tipo de gestão (estatal, privada, social, comunitária, charter).
As informações disponíveis sobre cada iniciativa são diferentes, mas a maioria tem em sua ficha uma descrição das práticas e suas origens, o contexto do lugar onde estão instaladas, se são lucrativas ou não, se são reconhecidas oficialmente e que nível escolar atendem. Como é um mapa colaborativo, as informações aparecem em diferentes línguas.
Esse tipo de prática, não é exclusiva do da ONG Redes de Pares. Pelo mundo, outros interessados em educação realizam roteiros para conhecer instituições de ensino não convencionais e compartilham essas informações em blogs, livros e filmes.
No Brasil, um desses exemplos é o jornalista Caio Dib, que percorreu, entre março e agosto de 2013, 58 cidades em 12 estados mais o Distrito Federal. Ele publicou um mapa do seu projeto, o Caindo no Brasil, em que indica 144 iniciativas que chama de “práticas educacionais inspiradoras escondidas pelo país”. Nessas práticas estão incluídas desde escolas, projetos e até histórias de pessoas.
Professor: pesquise, conheça… Você pode transformar sua escola e ainda entrar nesse mapa da educação para o mundo todo conhecer. Inove!


Nenhum comentário:

Postar um comentário