O livro “Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto do
ciberespaço” traz os resultados de pesquisas
realizadas por José Augusto de Melo Neto, Mestre em Educação e Especialista em
Informática na Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM,
entre 2001 e 2005 nas escolas públicas do Amazonas sobre como a tecnologia
tem se integrado aos sistemas de ensino, considerando especialmente a formação
de professores para a utilização dos laboratórios de informática.
O atual desenvolvimento tecnológico e
social requer da educação uma autonomia ainda não alcançada, como resultado de
uma mudança de postura pedagógica necessária, mas ainda distante do cotidiano
escolar. As referências atuais sobre a inserção da tecnologia
computacional na escola pública e a necessidade da formação do professor mantém
um discurso distante e marcado pela reiteração de lugares comuns. Fala-se em
mudança ou em necessidade de mudança, mas a própria expressão “novas
tecnologias” tem dificuldade em situar-se na educação. Afinal, o que seria este
“novo” para o professor que ainda tem dificuldades com práticas antigas?
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