quinta-feira, 9 de julho de 2015

Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto do ciberespaço


O livro “Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto do ciberespaço” traz os resultados de pesquisas realizadas por José Augusto de Melo Neto, Mestre em Educação e Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, entre 2001 e 2005 nas escolas públicas do Amazonas sobre como a tecnologia tem se integrado aos sistemas de ensino, considerando especialmente a formação de professores para a utilização dos laboratórios de informática.
O atual desenvolvimento tecnológico e social requer da educação uma autonomia ainda não alcançada, como resultado de uma mudança de postura pedagógica necessária, mas ainda distante do cotidiano escolar. As referências atuais sobre a inserção da tecnologia computacional na escola pública e a necessidade da formação do professor mantém um discurso distante e marcado pela reiteração de lugares comuns. Fala-se em mudança ou em necessidade de mudança, mas a própria expressão “novas tecnologias” tem dificuldade em situar-se na educação. Afinal, o que seria este “novo” para o professor que ainda tem dificuldades com práticas antigas?

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