sexta-feira, 8 de maio de 2015

COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA LICENCIAR APROVA NOVOS PROJETOS



Aconteceu na tarde de terça-feira, 05 de maio, na Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional a reunião do Comitê Gestor do Programa LICENCIAR 2015, sob a Coordenação Geral da Profª. Drª Gláucia da Silva Brito (Coordenadora de Políticas de Formação do Professor - COPEFOR).

Na reunião foram aprovadas 23 propostas de continuidade e 20 propostas novas para serem executadas pelo Programa Licenciar nos diversos cursos de Licenciatura da UFPR. A qualidade, variedade de temas e abrangência das propostas aprovadas demonstra a vitalidade do Programa Licenciar, que desde 1996 contribui para a formação diferenciada dos licenciandos em ações integradas com os cursos de licenciatura e rede pública de ensino. 

A reunião contou com a presença dos membros do comitê Profª. Elaine de Cácia Lima Frick (Setor de Ciências da Terra), Profª Satomi Oishi Azuma (Setor de Ciências Humanas), Profª. Ana Lucia Silva Ratto (Setor de Educação), Profª Neila Tonin Agranionih, (Setor de Educação), Profª Elisangela Campos (Setor de Ciências Exatas), Profª. Rosane Cardoso de Araujo (Setor de Artes, Comunicação e Design), Profª Aleksandra Marcela Piasecka-Till (Setor de Ciências Humanas), pedagoga Ana Paula Padua Pires de Castro (PROGRAD), pedagoga Marilene Reimer (PROGRAD), Secretária Executiva Rafaela Pauluk (PROGRAD) e através de vídeo conferência a participação da Profª Hercília Alves Pereira de Carvalho (Campus Jandaia) e do Prof. Carlos Roberto Beleti Junior (Campus Jandaia).

Fotos:







 PROJETOS APROVADOS NO EDITAL 2015

Projeto
Coordenação
Deixe-me pensar: uma abordagem filosófica para o ensino da geometria na disciplina de matemática nas escolas da rede pública
Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz
Redimensionando a Prática de Ensino de Língua Estrangeira Moderna: Polonês
Aleksandra Marcela Piasecka-Till
Mutirão da Memória: a história e a cultura afro-brasileira nas escolas do Litoral do Paraná
Ana Josefina Ferrari
Como funciona?
Arthur William de Brito Bergold
Desvendando o Laboratório de Física
Camila Tonezer
Por dentro do computador: uma experiência de popularização da arquitetura de computadores
Carlos Beleti Junior
Astronomia: da universidade à escola
Christiano Nogueira
Revisão Crítica da Formação à Atuação do Educador na Leitura de Imagens: o que se propõe e o que se faz no ensino de artes visuais
Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta
Expedições Geográficas
Elaine de Cacia de Lima Frick
A Formação Extra-curricular através das Exposições Temáticas e do Teatro Científico
Emerson Joukoski
Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia
Flavia Sant'anna Rios
A Resolução de Problemas nas Aulas de Química, Física e Matemática no Ensino Médio
Gabriela Kaiana Ferreira
A culpa não é só da física
Geocris Rodrigues dos Santos
A Experimentação em Química no Auxílio às Aulas em Colégios Estaduais na Região de Pontal do Paraná
Guilherme Sippel Machado
Exploração de Abordagens de ensino-aprendizagem de Computação na Educação Básica
Helio Henrique Lopes Costa Monte-Alto
Formação de Professores em Educação Física: metodologias de ensino críticas e transformadoras em uma escola pública de curitiba/pr
Herrmann Vinícius de Oliveira Muller
Elaboração de Materiais Didáticos e de Multimídia para o Ensino de Química Experimental
Isac George Rosset
As pesquisas em Ensino e a Formação do licenciando: enfoque em Ciências Físicas e Biológicas
Ivanilda Higa
Uso de software Livre como ferramenta auxiliar nas atividades de ensino pela Licenciatura em Computação do Setor Palotina da UFPR
Jéfer Benedett Dörr
Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas na Universidade: em foco os alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Laura Ceretta Moreira
A Pesquisa em ensino de Química e sua Relação com a Prática Docente
Leonir Lorenzetti
O Ensino de Artes para Alunos  com Necessidades Especiais
Luciana Monteiro do Nascimento
Feira de Ciências: espaço dialógico de saberes
Luiz Everson da Silva
Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar: memórias, experiências formativas e vivências no contexto escolar
Marcelo Silva da Silva
Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas.
Marcelo Valério
Pesquisa da Viabilidade de Aplicação e Uso de Softwares Livres para Gestão em Instituições Públicas de Ensino
Marcos Antonio Schreiner
Thundera: a utilização de Jogos Eletrônicos no Ensino Fundamental de portadores de Deficiência Visual
Marcos Vinicius Oliveira de Assis
Uma proposta diferenciada de ensino de francês
Nathalie Dessarte
Escritas Numéricas na Educação Infantil
Neila Tonin Agranionih
Interculturalidade nas escolas: o italiano como língua e cultura estrangeira na rede pública de ensino
Paula Garcia de Freitas
Oficinas de Materiais pedgógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais
Rita de Cassia dos Anjos
Pesquisa e Uso de Plataformas Livres de Ensino a Distância para o Apoio ao Ensino Superior
Roberta Chiesa Bartelmebs
Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR
Rodrigo Arantes Reis
Elaboração de Aulas Práticas de Química para o Ensino Médio
Rodrigo Sequinel
Aprender com Mobilidade: uma oficina de criação de objetos de aprendizagem para dispositivos móveis no ambiente escolar
Rogério Ferreira da Silva
Sem fronteiras: ações pedagógicas na educação física para idosos
Rosecler Vendruscolo
Desenvolvimento de processos e materiais didáticos virtuais para a aplicação no ensino fundamental e médio em escolas do PROUCA
Ruth Janice Guse Schadeck

Nenhum comentário:

Postar um comentário