sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Prazos para preenchimento de dados do Censo são definidos



Universidades federais de todo o país têm prazo de 9 de fevereiro a 27 de março próximo para preencher os dados do Censo da Educação Superior de 2014. O cronograma foi definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio de portaria. 

As universidades federais responderão ao Censo por meio de questionários on-line ou importação de dados pela internet. As demais instituições de educação superior públicas e particulares seguirão o mesmo procedimento, mas terão prazo até 24 de abril próximo para o preenchimento. 

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos de graduação presencial, a distância e sequenciais, tais como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes. A coleta inclui dados relativos a corpo docente e organização acadêmica. Os questionários on-line são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional.

Após o preenchimento dos dados, o Inep verifica a consistência das informações coletadas. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições. Neste caso, as universidades federais podem proceder à conferência e à validação dos dados. Isso deve ser feito entre 13 de abril e 8 de maio. As demais instituições realizarão o procedimento entre 11 de maio e 19 de junho.

O modelo do Censo da Educação Superior é definido pelo Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação do setor e as grandes tendências.

Portaria do Inep nº 597/2014, que estabelece prazo para as etapas e atividades do processo de realização do Censo da Educação Superior de 2014, foi publicada no Diário Oficial da União de 17 de dezembro último.  

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21005:prazos-para-preenchimento-de-dados-do-censo-sao-definidos-&catid=212&Itemid=86

Nenhum comentário:

Postar um comentário