terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ciências Bioquímica, mais antigo programa de pós-graduação da UFPR, oferta 17 vagas

Por Celsina Favorito






Prédio do Setor de Ciências Biológicas.Foto:ACS

Quinze vagas para o mestrado e duas para o pós-doutorado são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Bioquímica do Setor da UFPR, nota 6 na última avaliação da Capes, o que o coloca entre os mais conceituados do Brasil. O Programa dispõe de bolsas de estudo das Agências CAPES e CNPq, e a concessão das mesmas é feita de acordo com a disponibilidade e classificação dos candidatos no processo seletivo.
Interessados nas duas vagas abertas no pós-doutorado deste Programa, que em 2015 completará 50 anos de implantação, têm prazo até 30 de janeiro do próximo ano para se inscreverem. Já os candidatos às 15 vagas do mestrado podem se habilitar até 11 de março de 2015.A professora Sílvia Maria Cadena, coordenadora do Programa, destaca que as inscrições tanto para o pós-doutorado quanto para o mestrado são feitas exclusivamente de forma eletrônica (arquivo único, extensão pdf). Esses dados, explica ela, devem ser enviados para o e-mail pgbioq@ufpr.br e no campo assunto, o candidato deve escrever inscrição processo seletivo PNP.
Público Alvo

A coordenadora ressalta que essa Pós-Graduação em Ciências Bioquímica destina-se principalmente a profissionais graduados nas diversas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde. Também é indicado ao público das Engenharias (Química, Florestal, de Bioprocessos, Agronomia), além de outros profissionais que tenham as disciplinas de Química, Bioquímica e/ou Biologia Molecular em seu currículo de graduação.

Silvia Cadena explica que a grande procura por cursos ofertados por este Programa de Pós-Graduação, o mais antigo da Universidade Federal do Paraná, se dá em função da formação acadêmica e profissional de alto nível que oferta e por ser consolidado, de excelência e reconhecido nacional e internacionalmente. Os alunos têm oportunidades de se desenvolverem cientificamente, de treinar e dominar técnicas de análise instrumental de última geração, garante a coordenadora.

Mercado de Trabalho

Essa sólida formação que mestres e doutores recebem garante a eles atuação como professores em diversas universidades públicas e privadas do país, entre elas estão a própria UFPR, e as federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além das Estaduais de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Há, também, mercado de trabalho para os profissionais em institutos de pesquisa públicos e na iniciativa privada. Mais informações sobre o Programa (inscrições, processo seletivo, corpo docente, disciplinas, duração, entre outras) podem ser obtidas em http://www.pgbioq.ufpr.br.

Por Celsina Favorito

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ciencias-bioquimica-mais-antigo-programa-de-pos-graduacao-da-ufpr-oferta-17-vagas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário