sexta-feira, 21 de novembro de 2014

UFPR destina vagas a professores da rede de ensino básico de Curitiba e da Lapa em Mestrado de Educação Profissional.



A estratégia da Reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná) de apoiar fortemente a qualificação de alto nível dos professores da rede pública de ensino ganhou um novo e importante capítulo hoje. O reitor Zaki Akel Sobrinho e os prefeitos de Curitiba, Gustavo Fruet, e da Lapa, Leila Aubrift Klenk, assinaram Termo de Cooperação Técnica que destinará até quinze vagas aos profissionais do magistério do ensino básico de Curitiba e até quatro aos professores da Lapa no curso de Mestrado Profissional em Educação que a UFPR abrirá no próximo ano.
As vagas (trinta, em média, por ano) serão ofertadas por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino. O edital contendo a normatização do processo seletivo do mestrado será publicado entre abril e maio de 2015 e o curso começa no segundo semestre do próximo ano. As demais vagas serão abertas à comunidade, desde que os candidatos sejam professores da educação básica.
Como contrapartida à oferta das vagas, as Prefeituras de Curitiba e da Lapa garantirão condições adequadas para que os alunos possam fazer o curso. Na prática, isto significa que eles terão a liberação parcial (a partir do segundo semestre) e total (no terceiro e quatro semestres do curso) das suas atividades. Os dois primeiros convênios foram assinados com estas duas cidades, mas a UFPR convidou dezesseis prefeituras da Região Metropolitana para participar do projeto. As negociações estão mais adiantadas com a Prefeitura de Campo Largo, segundo a coordenadora do curso, Marilia Andrade Torales Campos.
Conexão com a sociedade
O reitor Zaki Akel Sobrinho disse que a assinatura do Termo de Cooperação Técnica reforça o compromisso da sua gestão de garantir que a UFPR atue plenamente alinhada com a sociedade. “É uma nova parceria que estamos fazendo em favor de Curitiba, da Lapa e do Paraná”, comentou. “Assino este termo de cooperação com grande alegria porque vejo que este programa segue a nossa lógica de fazer com que a UFPR seja cidadã e esteja totalmente conjugada com a sociedade. E não apenas a sociedade de Curitiba, mas de todo o Paraná”.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, disse que neste ano, pela primeira vez na história, o orçamento destinado à Educação no município é maior que o destinado à sua estrutura viária e elogiou o projeto desenvolvido em parceria com a UFPR. “Cabe a nós viabilizar a qualificação dos professores. Agradeço à UFPR por dar a oportunidade de os professores da rede municipal se qualificarem”, afirmou.
A prefeita da Lapa, Leila Klenk, também destacou os investimentos que está fazendo em seu município no campo da Educação e afirmou que o projeto será muito importante para os professores receberem e aplicarem conhecimentos. “O convênio será importante para aliar o saber científico à prática”, comentou a prefeita. “Peço apenas aos alunos que partilhem seu saber com os que não puderem fazer o curso. Assim, eles estarão dividindo seus conhecimentos, em benefício da coletividade”.
Além de Zaki, Gustavo e Leila, assinaram o Termo de Cooperação Técnica as secretárias da Educação de Curitiba, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, e da Lapa, Ana Regina Martins da Silva. A vice-coordenadora do curso, Christiane Gioppo Marques da Cruz, e o procurador-geral de Curitiba, Joel Pereira Junior, também participaram da solenidade.
Por Aurélio Munhoz

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-destina-vagas-a-professores-da-rede-de-ensino-basica-de-curitiba-e-da-lapa-em-mestrado-de-educacao-profissional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário