sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Recursos Educacionais Abertos

Esperamos que a entrada em 2013 tenha sido maravilhosa para todos vocês! 
E para começar bem, nossa primeira postagem do ano será sobre os REA - Recursos Educacionais Abertos. 

A definição mais aceita pela Unesco, que cunhou o termo em 2002 no primeiro fórum global sobre o tema, é que REA (ou OER, na sigla em inglês) são “materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa que estão em domínio público ou liberados em licenças de propriedade intelectual que permitem livre uso, adaptação e distribuição por terceiros”, isso permite que educadores e estudantes tenha autonomia para recriar, reutilizar, readequar materiais que já existem, criando uma educação mais participativa, além da possibilidade de todas as pessoas acessarem o conhecimento livremente. No mundo, grandes referências são a própria Wikipedia e o site Connexions, (http://cnx.org/).


No dia 20/12, os deputados de São Paulo aprovaram um projeto de lei que institui a política de disponibilização em sites, para livre utilização, de Recursos Educacionais comprados ou desenvolvidos por subvenção da administração direta e indireta estadual. Segundo o texto, a livre utilização dos recursos educacionais compreende a cópia, a distribuição, o download e a redistribuição.


A seguir, uma lista de algumas iniciativas de REA. 


SCIELO BOOKS (http://books.scielo.org/) - portal para disponibilização gratuita de livros eletrônicos.O portal publica coleções de livros de caráter científico, editadas, prioritariamente, por universidades.
DOMÍNIO PÚBLICO http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp - Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada. 
MATEMÁTICA MULTIMÍDIA, da Unicamp (http://m3.ime.unicamp.br/), 
PROJETO FOLHAS da Secretaria de Educação do Paraná, com licenças abertas para livros impressos. http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_buscaFolhas.php
EDX: https://www.edx.org/ - Parceria de duas das universidades mais importantes do mundo, Harvard University e Massachusetts Institute of Technology, a EDX é uma plataforma on-line em que as duas instituições oferecem cursos livres e gratuitos para milhares de alunos de todo o mundo simultaneamente. 
UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) - http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/
COURSERA: (https://www.coursera.org/) Princeton, Michigan, Pennsylvania e Stanford se reuniram no Coursera, site único que abriga conteúdo exclusivo, produzido por elas mesmas. Todas as aulas são livres, gratuitas e 100% on-line. Cumpridos os requisitos de notas e atividades, os estudante ainda recebem um certificado de conclusão. 
CONTEÚDOS DIGITAIS: http://www.uff.br/cdme/ - No Conteúdos Digitais para ensino e aprendizagem de matemática e estatística, é possível encontrar objetos digitais de ensino para uso online e offline, como softwares, experimentos e áudio. 
DUDA LIBRARY: http://dudalibrary.org/ - É um indexador para buscar Recursos Educacionais Abertos em diversos idiomas. 
EDUCOPÉDIAhttp://www.educopedia.com.br/ - A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. 
EMBRIAO: http://www.embriao.ib.unicamp.br/embriao2/principal.php - Projeto do laboratório de Tecnologia Educacional do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Produção de conteúdos educacionais digitais multimídia utilizáveis em diversas plataformas, capazes de subsidiar a prática pedagógica no Ensino Médio, e contribuindo para a melhoria e modernização dos processos de ensino-aprendizagem nas escolas públicas brasileiras. O site contém materiais online, áudios, experimentos, softwares, vídeos e animações na área de ciências e biologia. 
PORTAL TECAhttp://teca.cecierj.edu.br/ - é uma iniciativa da Fundação Cecierj. Nele, é possível ter acesso a materiais didáticos, tais como imagens, animações, vídeos, áudios e textos com uso liberado para o público em geral; bem como outras informações sobre a instituição e seus projetos. 
PORTO OPENCOURSEWAREhttp://www.ocw.portoseguro.org.br/ - Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo. 
REA DANTEhttp://www.colegiodante.com.br/rea/ - Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. 
WIKIMEDIA BRASILhttp://br.wikimedia.org/wiki/Movimento_Wikimedia - é um grupo de contribuidores voluntários dos diversos projetos do Movimento Wikimedia, que se mobilizam para articular, incentivar, implantar, promover, fomentar, desenvolver e difundir atividades que visam a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento livre, especialmente, mas não restrito, em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil. 
WIKIVERSIDADE: http://pt.wikiversity.org/wiki/P%C3%A1gina_principal - Wikiversidade é um portal para publicar e consultar conteúdo educacional universitário aberto. É possível propor e desenvolver cursos e oficinas. 
UNESP ABERTAhttp://www.unesp.br/unespaberta - O projeto é uma iniciativa da instituição, juntamente com o Núcleo de Educação á Distância (NEaD), de disponibilizar livremente recursos didáticos desenvolvidos para os cursos da universidade, afim de proporcionar à pessoas com acesso a internet no Brasil e no exterior, formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. Entre os materiais disponíveis na Unesp Aberta estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares e animações, 300 videoaulas, 300 textos e 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica, além do acervo da Biblioteca Digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e de seus centros de documentação. O acervo contempla ainda o material dos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e de cursos presenciais da Unesp que também utilizam as tecnologias digitais. 
PORTAL HAL: http://hal.archives-ouvertes.fr/ - Portal francês que reúne e disponibiliza gratuitamente teses de todo o mundo. Criado em 2001, pelo Centro para a Comunicação Científica Direta (CCSD - http://www.ccsd.cnrs.fr/), o portal HAL faz parte de uma iniciativa do movimento Open Archive Iniciative, que tem como objetivo disseminar conteúdos pela internet. 
BVS  Biblioteca Virtual em Saúde - http://regional.bvsalud.org/php/index.php - Biblioteca virtual voltada para a saúde. 
CONNEXIONS: http://cnx.org/ - repositório de conteúdo educativo e sistema de gerenciamento de conteúdo otimizado para o fornecimento de conteúdo educacional. 
COMBOOK http://iscom.com.br/combook/ - A Combook é um editora especializada em Comunicação Social.  Livros de comunicação - Publica livros nas áreas de Jornalismo, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Propaganda e Publicidade. Edita livros paradidáticos que transmitem conhecimento, saber e informações acadêmicas e profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário