sexta-feira, 16 de março de 2012

PIBID-UFPR promove o workshop "Vida e condição do trabalho docente"


Os Workshops do PIBID/UFPR têm como objetivo aproximar estudantes das licenciaturas e professores das escolas parceiras do programa em atividades comuns, durante um dia inteiro de trabalho, ampliando temas de interesse para a formação docente, inicial ou continuada.  
Este ano, o tema do workshop será "Vida e condição do trabalho docente". Para este evento estamos organizando mesas de debate no período da manhã e no período da tarde. Cada mesa contará com a apresentação de especialistas e será acompanhada pela projeção de vídeos/documentários que os estudantes e docentes do PIBID/UFPR estão preparando sobre professores e suas trajetórias, angústias, ansiedades e alegrias, com depoimentos, cenas de sala de aula, do pátio e do caminho para a escola, da formação do professor, etc...
Cada vídeo/documentário aborda um aspecto da profissão docente e está baseado num roteiro elaborado pelos grupos de bolsistas, a partir de suas inquietações e das histórias que gostariam de contar, com pontos de vista diversos sobre tema. 
Foram produzidos 9 vídeos/documentários com duração média de até 15 minutos com o auxílio de bolsistas do Curso de Comunicação Social e a orientação de técnicos da UFPR TV, em parceria com a Fabrica de Comunicação.
O principal objetivo deste projeto especial dentro das atividades do PIBID, no entanto, é formativo, ou seja, mais do que produzir documentários com excelentes resultados técnicos, buscamos ampliar os espaços de interlocução sobre a profissão docente, e da reinvenção das identidades desses sujeitos através das narrativas dos nossos estudantes. 

Programação do Workshop:
08:30   Recepção dos participantes
09:00   Abertura oficial do evento
09:30   Coffee break
10:00   Projeção  dos filmes - com apresentação dos autores e debate com convidados
12:00   Almoço
14:00   Projeção dos filmes - com apresentação dos autores
16:00   Intervalo - coffee break
16:30   Projeção dos filmes - com apresentação dos autores e debate com convidados
18:00   Encerramento das atividades

Convidados: 
Profa. Dra. Maria Amélia Sabag Zainko, Pró-Reitora de Graduação, Elenice Mara Matos Novak, Pró-Reitora de Extensão, Professora Glaucia Brito, Coordenadora da COPEFOR, Professora Andrea Caldas, Diretora do Setor de Educação,  Professora Walkiria Olegário Mazeto (APP-Sindicato/ Campo Mourão), Professor Pedro Plaza e Mario Messagi (Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes),  Nelson Bucker, Caio Marques e técnicos da UFPR TV, Profa. Dra. Luciana Pereira, Coodernadora do PIBID/UTFPR, Professora Dra. Ana Maria Eyng, Coordenadora do PIBID - PUC/PR, 40 professores da escola básica parceiras do Programa.

Data: 24/03/2012
Local: Teatro da Reitoria
Entrada Franca
Inscrições (apenas para os interessados em receber certificado de participação) clique aqui



Adaptado do site do Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário