sexta-feira, 11 de março de 2016

Parfor-UFPR: mais professores de Sociologia na rede Estadual


O Plano Nacional de Formação de Professores na UFPR (Parfor-UFPR) existe na UFPR desde 2012. Dentre seus cursos mais procurados está o de Sociologia, coordenado pelo professor Dr. Alexsandro Eugênio Pereira, atualmente do Departamento de Ciência Política da UFPR. Até o momento duas turmas já tiveram início, sendo que a primeira já concluiu o curso e aguarda apenas a cerimônia de colação de grau.
“A turma que encerrou suas aulas teve baixíssima taxa de evasão, denotando um compromisso muito grande dos professores-alunos e também uma grade curricular acertada e uma boa condução pedagógica”, ressaltou Edmar Macedo, coordenador local do Parfor-UFPR.
A rede Estadual de educação apresenta um quadro de falta de professores habilitados em sociologia, o que leva eventualmente a professores formados em outras disciplinas a lecionarem sociologia. Era o caso dos 27 professores-alunos que frequentaram o curso e que agora retornam para a rede pública de educação habilitados para lecionarem a disciplina para a qual já possuíam formação inicial e também sociologia, já que estão regularmente licenciados para tal, após concluírem o curso.
A professora Luciane de Abreu, uma das concluintes do curso parabenizou a todos: “Parabéns pela excelência em ensino, pelo apoio da coordenação sempre muito pronta, diligente, professores capacitados, dedicados, compromissados em oferecer o seu melhor.”
Foram quase três anos de dedicação, assistindo aulas todos os sábados, em disciplinas ministradas majoritariamente pelos professores do Departamento de Ciências Sociais.
Neste sábado, dia 12 de março será também o primeiro dia de aula da segunda turma a iniciar o curso de sociologia. A expectativa dos alunos é grande, e segundo o professor-aluno Paulo Sérgio de Oliveira "O PARFOR é uma oportunidade de qualificação para aquilo que já realizamos em sala."  

O curso de Sociologia, assim como os cursos de Física e Música, atualmente em funcionamento, é fruto da parceria da UFPR com a Capes e o Ministério da Educação, que impulsionam o Parfor em âmbito nacional. Na UFPR o programa é gerido pela Prograd, através da Coordenação de Políticas de Formação de Professores, liderada pela Professora Drª Glaucia Brito. Coordena o Parfor na UFPR a Professora Drª Núria Pons.



   Profº Drº. Alexsandro Eugênio Pereira, 
Departamento de Ciência Política da UFPR



Alunos Parfor


Texto: Edmar Macedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário